terça-feira, 9 de março de 2010

Projeto filosofia, poesia e arte


É por meio da brincadeira com a língua que as crianças constroem formas originais de ver o mundo de maneira criativa. Por isso o presente ano letivo foi marcado pelo Projeto Filosofia, Poesia e Arte., em que as turmas do Ensino Fundamental se mobilizaram para fazer um belo trabalho

A poesia é uma poderosa ferramenta de aprendizagem significativa quando aproveitada corretamente. Como defende Miriam Mermeistein, Em seu cotidiano, a criança vive a poesia através das brincadeiras, da invenção de rimas, dos trava-línguas, músicas, etc. É na atividade criativa com a língua que a criança percebe o mundo.
Poesia virou mito em nossas salas de aula. De modo geral, observamos resistências na escola em ler, interpretar, criar e recriar poemas. Poesia nos remete ao passado, coisa de nossos avós que declamavam para as visitas ou recitavam versos nas aulas de língua portuguesa.

A poesia reclama seu espaço e sua vez nesse planeta conturbado. Várias são as iniciativas de professores que recuperaram o prazer da leitura poética, a degustação de palavras combinadas, a viagem na fantasia das imagens, o fôlego da mesmice. Relatos publicados em sites e revistas de educação e os programas de cursos para professores provam que é possível romper o preconceito de que é difícil trabalhar com poesia.

Tínhamos a certeza que uma porta se abriria e o caminho para chegar ao aluno e partilhar com ele a beleza da poesia aconteceria. Porém, para que o trabalho acontecesse às professoras escolheram os livros “Érica e a Mona Lisa, Érica e os impressionistas, Érica e os girassóis.

Os alunos conheceram vários artistas famosos e obras como Leonardo da Vinci, Monet e Van Gogh, por exemplo. Fizeram leituras de imagens dessas obras e através da reflexão deram novos sentidos às imagens até então desconhecidas ou pouco conhecidas, mas que não haviam sido observadas, nem discutidas.

Além disso, eles foram orientados a elaborar desenhos dos ambientes que aconteceram na história mantendo os elementos básicos retratados nas pinturas.
O projeto contou com duas oficinas. A primeira com a exposição de Mona Lisa em que os alunos fizeram um paralelo entre o sorriso de Mona Lisa e o próprio sorriso, relataram as modificações percebidas na obra Mônica Lisa de Mauricio de Souza e ainda criaram o mural Os Da Vinci do CEC.

Um comentário:

  1. adorei este blog , porque vc pode postar varios comentários sobre alguma matéria . um grande abraço vanessa

    ResponderExcluir